segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOVAS DICAS XR 400


DICAS DE PREPARAÇÃO HONDA XR 400R
Fabricada até o ano de 2004 no Japão, e exportada para diversos países, a Honda XR 400R ficou muito conhecida pelos ótimos resultados obtidos em provas do campeonato mundial, de enduro e rally.
Ainda é muito procurada e apreciada por muitos pilotos devido ao seu excelente conjunto, que inclui ótimas suspensões, com diversas regulagens (clic’s) de compressão e retorno e um motor com muito torque em baixa rotação, coisa difícil de se encontrar nas motos especiais mais modernas, que exigem uma tocada em rotações mais elevadas. Além disso, não ferve por ser refrigerada a ar. Apresenta também ótima posição de pilotagem, ideal para provas de longa duração e uma trajetória bem definida.
Apesar de ser uma moto desenvolvida para o uso off road, e por isso já vir de fábrica pronta para “brincar”, ainda assim é possível melhorar algumas coisas nela.
Além disso, devido a dificuldade de se encontrar algumas peças, daremos algumas dicas de como se adaptar algumas peças nacionais:
1) Relação de Transmissão: a original possui Coroa de 45 dentes e um Pinhão de 15 dentes. Apesar de ser uma relação relativamente bem dimensionada, você pode substituí-la por uma Coroa de 50 dentes e pinhão de 14. A vantagem é que você poderá enfrentar muitos morros em segunda marcha e isso te dá uma vantagem enorme em relação a primeira, porque o motor consegue trabalhar num regime de giros mais baixos, a moto patina bem menos, tracionando melhor, principalmente se o piso estiver liso. O kit que está à venda em nosso site, é dimensionado nesta medida (50 X 14) e além disso, possui corrente com
2) Ponteira: Apesar de esportiva, a ponteira original ainda é um pouco pesada, possui muito material interno para abafar o ruído. Esse excesso de material segura muito a saída dos gases, “amarrando” dessa forma o motor, deixando-o mais “preso”.
É possível instalar a Ponteira Protork Devil de alumínio da Falcon. Com isso, você reduz o peso em 700 gramas (tive a curiosidade de pesar as duas) e a saída fica bem mais livre. É claro que o ruído aumenta, fica forte mesmo, bem legal. E se você achava a subida de giros da XR rápida, precisa ver com esta ponteira: fica quase que instantânea: relou na manopla o giro sobe, parece 2 Tempos. Uma alteração que realmente vale a pena.
Para adaptar é simples: basta cortar a ponta do tubo que vai na curva do motor (tirar cerca de 4 á 7 centímetros, ou seja, o suficiente para que o parafuso de fixação da ponteira fique alinhado com a porca do quadro da moto.
A vantagem desta ponteira é que a abraçadeira que prende a parte de trás da mesma, é móvel. Desta forma, esta abraçadeira ficará um pouco mais para frente do que ficaria numa Falcon, permitindo a fixação da mesma. Apenas coloque algum calço (pode se algumas arruelas ou um pedaço de tubo) de forma que a ponteira fique um pouco para fora (cerca de 2 ou 3 centímetros), para que o pneu não esbarre na mesma quando a suspensão abaixar.
Você pode pedir esta ponteira sob encomenda pelo e-mail: atendimento@tribsoetrilhas.com ou pelo Televendas:(11) 4693-4538. Em breve a mesma estará disponível para compra on-line em nosso site, aguarde.
3) Partida Pedal/ Elétrica: Se esta moto tem algum defeito, ele é este (com certeza o único): a partida a pedal. Quem faz trilha sabe: quando a moto deita, mesmo com partida elétrica, ela custa a pegar. Imagine no pedal !!!
Por isso, darei aqui duas dicas:
A) como ligá-la com mais facilidade no pedal / B) como instalar uma partida elétrica.
A) Como ligá-la com mais facilidade: Este “macete” consta no próprio manual do Proprietário da motocicleta, e só serve quando o motor já estiver aquecido:
- Movimente o pedal de partida de cima para baixo até sentir certa resistência (o pedal ficar mais duro p/ acionar).
- Qdo. isto ocorrer, volte o pedal todo para cima
- Acione o Manete de Descompressão do motor (pequeno, abaixo da embreagem).
- Desça o pedal de partida até metade do seu curso.
- Ainda com o descompressor acionado, retorne o pedal de partida ao ponto superior.
- Solte o manete do descompressor.
- Pronto: acione o pedal com força para baixo, ela irá pegar na primeira.
Com o motor frio, são necessárias algumas pedaladas a mais. Eu faço da seguinte forma:
- Moto no descanso (pezinho) lateral, para dar mais apoio e força no pé.
- Acione o afogador até a posição mais alta.
- Dê umas 6 aceleradas girando a manopla até o final do curso, para injetar gasolina.
- Acione o pedal até sentir resistência, volte até o ponto superior e bata com força.
- Repita os procedimentos acima até ela pegar.
- IMPORTANTE: Assim que o motor pegar, volte o afogador IMEDIATAMENTE para a posição do meio. Caso não o faça, existe o risco de trazer danos permanentes ao Pistão/ Cilindro, segundo o manual do proprietário.
B) Como instalar uma partida elétrica: É possível adaptar a partida elétrica da NX-4 Falcon na XR 400. Isso porque o motor da Falcon “nasceu” da XR 400, e ambos utilizam o mesmo bloco. Mas veja bem: apenas o bloco, as peças internas são parecidas, porém muito diferentes.
O principal e imprescindível: que o serviço seja feito por um mecânico competente e de confiança. Isso porque, trata-se de um serviço de adaptação, que requer cuidados especiais e não de uma simples instalação ou troca de peças onde as mesmas servem perfeitamente.
Basicamente é necessário colocar os seguintes itens da Falcon: Motor de Arranque, Engrenagens da partida, Virabrequim completo com Biela e Contrapeso, Magneto Completo, Placa de Partida, Tampa do Magneto, fazer um Chicote só para partida, farol e buzina, Punho de partida, Bateria, Retificador de voltagem e CDI da CG Titan (isso mesmo: o da Falcon não serve porque tem chicote que vai interligado ao carburador eletrônico e a XR é carburador mecânico). Mas não se preocupe que não vai prejudicar o rendimento da moto, assim como o fato do Virabrequim da Falcon ser mais leve: na prática, não se sente alteração alguma andando na moto.
A fixação do motor de arranque pode ser feita fazendo apenas um furo na carcaça original da XR, o outro furo já existe, ou seja, não é necessário trocar a metade da carcaça pelo da Falcon, o que seria inviável.
A bateria pode ser colocada atrás da lateral esquerda da moto, como nas Suzukis (Dr 350/ 400).
É importante também que o Retificador seja colocado em algum lugar onde possa receber ar de ventilação, por exemplo fixar no quadro próximo ao carburador. Existem casos onde o mesmo foi colocado embaixo do banco e apresentou problemas de sobre-aquecimento.
Bom, essas são as dicas básicas de como proceder para instalar a partida da Falcon na XR 400. Detalhes mais minuciosos são quase impossíveis de serem explicados aqui e devem ser solucionados pelo mecânico durante a montagem/ adaptação.
4) Protetor de Mão: Acessório de proteção muito importante, pois nas trilhas ou competições as mãos ficam muito expostas a impactos contra árvores ou mesmo por objetos lançados por outras motos como pedras. Além disso, ajudam a proteger os manetes em caso de queda. Você pode instalar um Protetor de Mão Fechado de Plástico ou preferencialmente um com alma de alumínio, que oferece maior proteção. Clique no link para vê-los.
5) Guidão: O sugerido neste caso e para este tipo de moto, é um Fat Bar da Pro Taper, com Adaptador, que deixa o mesmo mais alto, numa posição de pilotagem melhor, além de ser muito mais resistente a impactos.
6) Carenagem: Caso a sua venha a se quebrar, você pode substituir por uma da CRF 230, que é exatamente a mesma, apenas a cor da CRF que é vermelha. O ainda utilizar uma Carenagem Universal Circuit ou polisport: carenagem mais moderna.
7) Paralamas: Além de dar um visual bem mais moderno e bonito, conserva os plásticos originais de sua moto, permitindo que você monte-os de volta para vendê-la.
Principalmente o Traseiro, que na XR é um pouco antigo. Você pode colocar um da Circuit, Cobra ou Orbital. Para incrementar mais ainda o visual e não perder a iluminação traseira (a XR possui uma lanterna original), você pode colocar junto com o Paralama, uma Rabeta com Leds da Protork. Clique para velos.
Manoplas: Você pode colocar Manoplas específicas para Off Road, Pretas ou Coloridas. Além de dar mais pega, facilitando a pilotagem, dá um novo visual a sua moto, principalmente se for da mesma cor do Protetor de Mão.
11) Checando o nível de óleo: a XR 400 possui um reservatório de óleo que é o próprio quadro da motocicleta. Se você retirar a vareta com o motor frio, não se assuste: a mesma estará seca, como se a moto estivesse sem óleo. Para verificar o nível, funcione o motor e deixe-o esquentar por 5 minutos. Em seguida, desligue o motor e retire a vareta: aí sim será possível ver que o óleo chegou até lá e checar o nível do mesmo.

2 comentários:

  1. gostaria de saber qual coxim de borracha vai na xr 400 , ou se tem um coxim de outra moto que de para substitui o original? tem açguem que possa me ajudar ?

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  2. alguem sabe qual paralama traseiro e tampas laterais para adaptar na xr 400??

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